Os primeiros 30 dias como Product Designer em uma nova empresa

Como se ambientar aos novos processos, cultura e demandas em um novo time de design

Larissa Brancalhão
4 min readApr 1, 2022
Imagem com vários elementos e formas coloridas. Ao centro, vemos um calendário ao lado de um avatar de uma menina, com cabelos curtos castanhos, sorrindo e mostrando a mão esquerda com o polegar para cima.
Como foram meus primeiros 30 dias como Product Designer em um novo emprego

O começo em um novo emprego é sempre muito desafiador. É aquele friozinho na barriga pelo desconhecido, a insegurança de ainda não conhecer bem os processos e a gente até chega a pensar: não vou dar conta!

É claro que a gente dá conta, mas assim como me ajudaram lá atrás, também quero compartilhar como foi e como consegui passar pelos primeiros 30 dias como Product Designer em uma nova empresa.

Acho importante destacar que, pra mim, foi um choque de realidade. Eu vinha de uma startup onde ajudei a estruturar os processos de UX Design de acordo com o que fui estudando, pesquisando e aprendendo com outros profissionais do mercado. Eram muitas adaptações de estratégias e ferramentas para fazer sentido na realidade que eu tinha naquela empresa, que ainda estava dando os primeiros passos no mundo de UX.

Quando aceitei um novo desafio, em uma empresa com tudo já muito bem estruturado, eu sabia que o cenário seria bem diferente, mas não imaginava o tamanho do desafio. Eu não estava acostumada, por exemplo, com os ritos de Scrum. Então passei boa parte do primeiro mês me adaptando à nova rotina.

Foto de uma sala de reunião descontraída, moderna. A mesa é grande e branca, há 3 pessoas sentadas do lado direito e duas sentadas do lado esquerdo. Ao centro, uma tela de computador, para onde todos olham. No fundo, na parede, há vários post-its coloridos. Na mesa, as pessoas estão com seus notebooks e cadernos. O chão é de madeira, do lado direito ao fundo há uma estante com livros.
Photo by Jason Goodman on Unsplash

Mas vamos às (boas?) práticas que eu recomendo para que você passe com maestria e confiança pelos primeiros 30 dias.

👂🏼 Ouça e absorva

A primeira coisa (e a mais importante) é ouvir com atenção e absorver tudo. Sim, pode ser muita informação (e normalmente, é), mas só assim você vai aprender sobre a cultura, sobre os processos e suas demandas.

✏️ Seu melhor amigo é o lápis

Claro que só ouvir não é o suficiente. Então, anote TUDO! Os nomes das pessoas, os cargos, quem é responsável pelo quê, os dias de ritos, e por aí vai. Isso vai te ajudar não só a memorizar as coisas, mas também a não perguntar várias vezes a mesma coisa.

📝 Documente o que puder

Nesse processo de rampeamento, você poderá encontrar algumas coisas que não estão documentadas ainda. Faça essa documentação por dois motivos: para ter em mãos e não precisar perguntar para alguém novamente e para que, quando outro membro entre na equipe, já exista essa informação documentada.

💁🏽 Fique à disposição

No começo, é difícil ter uma demanda grande em mãos enquanto os membros mais antigos do time já estão a todo vapor com seus projetos. Se coloque à disposição para ajudar com o que for necessário. Sabe aquelas pequenas demandas que acabam ficando de lado ou são adiadas porque as pessoas estão com outras prioridades? Você pode se oferecer para começar por aí.

🫂 Reuniões e 1:1

Participe de quantas reuniões conseguir participar. Seja ouvinte nos alinhamentos, veja como as reuniões acontecem, quais temas são abordados. Se possível, agende 1:1 com outros membros do seu time, com POs, BOs, PMs etc. Peça para que eles apresentem os produtos, tire suas dúvidas e seja interessado nesses tópicos (sempre lembrando de anotar, né?).

🧐 Estude, leia, procure informação

Ok, você vai documentar o que não estiver documentado. Mas e o que já está? Reserve um tempo para ler e reler materiais, observar processos já realizados, estudar materiais de apoio, esse tipo de coisa.

✌🏾 Cultura também é importante

Tente participar das agendas que mostram mais sobre a cultura da empresa como um todo. É comum que o RH te inclua em palestras e webinars nesse começo e é interessante que você participe pelo menos de alguns deles. Assim, você também fica por dentro do que a empresa espera dos colaboradores e de como ela os apoia também!

🤔 Em resumo…

Os primeiros 30 dias são para escutar e absorver. É nesse início que você se adapta ao seu novo cenário profissional e se prepara para colocar a mão na massa de verdade.

Eu sei que dá medo, a gente fica bem inseguro com o novo, às vezes parece informação demais e a gente sente que não vai dar conta. Mas tenha paciência consigo mesmo e confie no processo.

Tenha calma e dê um passo de cada vez. Todo o seu time e sua liderança sabem que você está aprendendo nesse período. Dê tempo à sua curva de aprendizagem.

Dica bônus! 🤩

Pedi esse conselho para o Bernard De Luna e ele fez uma recomendação que agora passo para frente: deem uma olhada no Guia Incrível da Carreira de Produto. Ele tem foco nos times de Produto, mas pode ser útil demais para PDs também 😊

Imagem com elementos e formas coloridas. do lado esquerdo, um círulo amarelo e no meio o avatar de uma menina, com cabelos curtos e castanhos. Ela está sorrindo. Do lado direito, a frase "Obrigada por ler até aqui", abaixo vemos os usuários de Instagram e LinkedIn da autora.
Obrigada por ler até aqui!

Gostou? Tem mais conteúdos como esse nas minhas redes sociais:
Instagram
Linkedin

--

--